Sara Lee pode ampliar sua liderança nas vendas de café

Fonte: Valor Econômico

Investimentos recentes em produção, distribuição e marketing fortalecem na multinacional americana Sara Lee a expectativa de ampliar sua liderança no mercado brasileiro de café em 2009.

Dona de sete marcas e participação de mercado da ordem de 21%, a empresa, que atua em um segmento que inclui cerca de 2,5 mil marcas, a maior parte regionais, estabeleceu como meta um crescimento de 5% das vendas em 2009.

Mais do que eventuais problemas provocados pelos efeitos da crise financeira global no Brasil, as torrefadoras que atuam no país tem a difícil tarefa de fazer aqueles que já apreciam café elevarem suas compras, já que 97% da população acima de 15 anos afirma que já consome a bebida.

Uma das alternativas da Sara Lee e de suas principais concorrentes – entre elas a Santa Clara, sócia do grupo israelense Strauss-Elite, e a alemã Melitta -, é elevar a aposta em grãos especiais. A outra é investir em marketing, promoções e logística de distribuição.

Desde que desembarcou no país, há 11 anos, a Sara Lee percorre esses caminhos. Adquiriu suas marcas, conquistou grandes fatias de mercado em São Paulo e Rio e, mais recentemente, concluiu em 2006 uma nova torrefadora em Jundiaí (SP) e firmou acordo com o grupo Maratá, também do ramo, para ganhar terreno no Nordeste.

A estrutura sedimentada nos últimos anos está a serviço das sete marcas de café da Sara Lee no Brasil, mas particularmente em 2009 ela estará um pouco mais concentrada na Pilão.

Locomotiva da Sara Lee – sozinha sua fatia no mercado chega a 12,5% -, a Pilão completa 30 anos em 2009 e sua promoção de aniversário será feita em 530 pontos de venda no país. De presente, a Pilão, comprada da Copersucar no fim da década passada, ganhou a tarefa de puxar o previsto crescimento da empresa no ano.

Paradoxalmente, o consumo fora de casa cresceu, o que fortalece outra marca conhecida da Sara Lee, a Café do Ponto. Primeira a ser adquirida pela múlti no Brasil, em 2008, a Café do Ponto é voltada a um consumidor de renda maior, também tem uma família diversificada e batiza a rede de 80 cafeterias do grupo no país. Também são da Sara Lee as marcas Caboclo, Móka, Seleto e Jaraguá.

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