Nos shopping centers da Multiplan, lojas “âncoras” voltam a ser destaque

As chamadas “âncoras” – grandes lojas de departamento, eletrônicos e livrarias – voltaram a registrar um bom desempenho nos shoppings da Multiplan, maior empresa do setor em faturamento. Com a retomada da concessão de crédito para os consumidores e os incentivos dados pelo governo para reativar a demanda, como a redução do IPI para os eletrodomésticos, os clientes voltaram a comprar nas grandes lojas.

Nos 12 empreendimentos da Multiplan, entre eles o Morumbi Shopping, em São Paulo, as vendas das “âncoras” cresceram 13,6% no segundo trimestre, pelo critério “mesmas lojas”, que só considera as unidades existentes há pelo menos um ano.

As lojas “satélites” – unidades menores, como butiques – venderam 8,3% mais no mesmo intervalo. Até o início do ano, essas lojas apresentavam taxas de crescimento nas vendas maiores que as âncoras, que são mais dependentes de crédito.

O faturamento total das lojas instaladas nos shoppings da Multiplan alcançou R$ 1,4 bilhão no segundo trimestre, o que representou um crescimento de 20,3% em comparação ao mesmo período do ano passado.

A receita da companhia com a cobrança de aluguel foi 18,5% maior que no segundo trimestre de 2008, somando R$ 81,5 milhões. Os indicadores operacionais da empresa também melhoraram. A receita líquida operacional, conhecida pela sigla NOI, totalizou R$ 80 milhões no segundo trimestre, o que representou um incremento de 24,8%.

O lucro líquido da empresa foi de R$ 45,6 milhões no segundo trimestre, valor 258% maior que o registrado em igual período de 2008. No mesmo intervalo comparativo, o faturamento líquido total subiu 12,7%, para R$ 117,3 milhões. O Lajida (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) alcançou R$ 63,4 milhões, com alta de 7,4%.

A Multiplan investiu R$ 150 milhões ao longo do primeiro semestre e prevê desembolsar outros R$ 295 milhões até dezembro. De acordo com Armando d’Almeida Neto, vice-presidente e diretor de relações com investidores da Multiplan, 91% das 600 lojas que a companhia prevê agregar em 2009, com as expansões e o novo shopping da Vila Olímpia, já estão alugadas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: