Leia a nova coluna de Marcelo Cherto no site da revista Pequenas Empresas Grandes Negócios

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Uma metodologia para resolver problemas complexos, descobrir novas oportunidades e a forma mais efetiva de aproveitá-las
Por Marcelo Cherto*

marceloSempre fui um apaixonado por design. Nos museus que visito, a seção onde passo mais tempo é a dedicada ao tema. E, nos últimos tempos, venho estudando a fundo algo que tem e não tem a ver com isso: o Design Thinking. Tem a ver, porque é o método que as boas empresas do ramo (como a IDEO, por exemplo) usam para criar os objetos que desenvolvem. E não tem a ver porque seu alcance vai muito além do desenho de coisas.

Trata-se de uma metodologia para resolver problemas complexos e descobrir novas oportunidades e a forma mais efetiva de aproveitá-las. Um processo que qualquer empresa pode utilizar. Inclusive a sua, caro leitor.

Meio sem querer, é a forma como a equipe de consultoria da GrowBiz trabalha há algum tempo. Não por mérito meu, mas porque Fernando Campora, nosso Chief Consulting Officer, sempre insistiu que seu time encare o início de cada projeto como uma folha de papel em branco, sem se deixar limitar por pré-julgamentos, sem ter em mente uma hipótese pré-estabelecida a comprovar e, em certos casos, até deixando de lado, temporariamente, o briefing do cliente. Afinal, como já disse Gilberto Gil, “o povo sabe o que quer, mas também quer o que não sabe”.

E no que essa metodologia se diferencia das utilizadas pela vasta maioria das empresas para resolver problemas? No Design Thinking, é quase proibido alguém bancar o advogado do diabo na fase inicial do processo de busca da solução. Estimula-se o time envolvido a “pensar fora da caixa”, buscando e analisando, sem censura prévia, o máximo possível de alternativas, antes de se fixar em uma ou duas delas. Sempre tendo o usuário ou beneficiário final como o centro de todas as considerações.

Estranhamente, tentei encontrar, aqui no Brasil, um bom curso a respeito do assunto… e nada.

Já na Universidade de Stanford, nos EUA, foi criada não uma matéria dedicada ao tema, mas toda uma escola, a d.school, que se propõe a ser um ambiente em que estudantes e professores de engenharia, medicina, administração, educação e outras escolas possam aprender e praticar o Design Thinking, trabalhando juntos para resolver grandes problemas com a visão do ser humano como o centro de tudo.

Por essas e outras, estou convencido de que, se você ainda não havia ouvido falar em Design Thinking, não se preocupe. Daqui para a frente isso vai mudar.
* Marcelo Cherto é CEO da GrowBiz – grow your business, sócio da Franchise Store e da MD Comunicação e membro da Academia Brasileira de Marketing e integrante do Conselho Consultivo da Endeavor Global (N.York).

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