Chegar à expansão por franquias não foi fácil para a Mahogany

Foi um longo processo até o empresário Jaime Drummond, 61 anos, encontrar no franchising o canal de expansão para os cosméticos da Mahogany

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Canal de venda – “Começamos com uma pequena linha de sabonetes líquidos e hidratantes, à base de flores e frutas. Para não bater de frente com as marcas nacionais de prestígio, que se dividiam entre franquias e venda porta a porta, optamos por trabalhar com os grandes magazines. Reinamos por quase uma década nas prateleiras da Mesbla, Sears e Mappin.”
Tropeço – “Quando os magazines começaram a fechar, no fim dos anos 1990, perdemos 60% dos nossos clientes. Empenhei meus bens nos bancos em troca de crédito, ampliei o número de produtos e orientei as vendas para os supermercados, que começavam a se sofisticar. Foi um período difícil, de baixa rentabilidade.”
Franquias – “É difícil trabalhar o conceito da marca com o consumidor sem ter uma loja própria. Com esse objetivo, estruturamos nosso processo de franquia, em 2004. Contratamos uma consultoria especializada, abrimos duas lojas conceito, no Rio de Janeiro e em São Paulo, e redesenhamos a imagem da marca, dos frascos ao logotipo. Demoramos oito meses para encontrar o primeiro franqueado. A meta é chegar a 300 lojas até 2012.”
Pioneirismo – “Fomos uma das primeiras empresas a investir na popularização do sabonete líquido, considerado um produto caro e de luxo. Somos responsáveis, também, pelo lançamento de embalagens de 400 ml para a linha mais sofisticada, quando o mercado costumava usar apenas as de 200 ml.”
Lição – “Nada acontece por acaso. O sucesso é resultado de esforço e aprendizado contínuos. É difícil, mas nada paga o prazer da realização de um sonho.”
MAHOGANY

O que é: indústria de produtos de beleza, fundada em 1991, com sede em Osasco (SP). Tem 150 funcionários e espera somar 160 lojas franqueadas em 2010
O que oferece: cosméticos para corpo e rosto, linhas capilar, masculina, ambiente, maquiagem e fragrâncias. A produção é de 3 milhões de unidades/ano – 30% se compõem de sabonete líquido, carro-chefe da marca
Lançamentos: investe cerca de 3,5% do faturamento anual em pesquisa e desenvolvimento de produtos, com uma média de 80 lançamentos por ano
Faturamento 2010 (projetado): R$ 50 milhões (indústria) e R$ 70 milhões (rede de franquias)

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One Response to Chegar à expansão por franquias não foi fácil para a Mahogany

  1. Sol Maquinas disse:

    Solicitamos a gentileza de nos informar e-mail e telefone da pessoa responsavel pelas franquias
    Grato,

    Silvio Façanha

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