Segmento de franquias supera expectativas

Pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) apontou que o segmento de franquias do Brasil encerrou o ano de 2010 com um crescimento de 20,4%, em relação ao ano anterior.  O número foi maior do que as expectativas do setor, que esperava um crescimento de 14 a 19%. O estudo foi realizado pela ABF com 1.855 marcas de franquias atuantes no país.
O faturamento total das franquias alcançou no ano passado a marca de R$ 75.987 bilhões. O número de redes em operação no país cresceu 12,9% e o número de unidades (franqueadas e próprias) chegou a 86.365, que significa um incremento de 8% em relação ao ano anterior. Essa expansão resultou na abertura  de  mais de 57 mil novos  postos  de trabalho. O setor é responsável hoje por mais de 777 mil empregos diretos.
A previsão da ABF é que a tendência de crescimento continue. Para 2011, o setor estimou um crescimento de 15%. Segundo a Associação, o desempenho das franquias em 2010 foi motivo de comemoração para muitos investidores. ‘Continuamos crescendo na casa dos dois dígitos ao ano. O aumento no número de redes e a expansão das marcas já existentes demonstram o grande potencial do setor’, afirma Ricardo Camargo, diretor executivo da ABF.
Segundo o executivo, o bom desempenho foi alavancado pelo próprio desempenho da economia brasileira, pela oferta de crédito e o aumento do poder de compra da população. ‘O surgimento das microfranquias (franquias cujo investimento inicial não passa de R$ 50 mil) é o reflexo dessa nova realidade do mercado’, explica Camargo.
Como exemplo das microfranquias estão as redes Amigo Computador, que pulou de 18 para 32 unidades; e Tutores, que agora tem 121 contra 108, em 2009. Estas redes  integram o Grupo Zaiom, que  participa do EmpreendaMais MT, nos dias 23 e 24 de novembro, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá. Reunindo soluções, tendências e novidades no segmento de franquias, o EmpreendaMais MT  traz uma feira de franquias, onde grandes redes do mercado nacional apresentarão suas oportunidades para empreendedores interessados em abrir um negócio próprio na região.
Já confirmadas a participação de franquias e oportunidades de negócios Onodera; Grupo Zaiom – Home Angels, Tutores, Doutor Faz Tudo, Amigo Computador, Dr. Jardim, Home Depil e Globish; Super Ótica São José; Calzoon; Instituto da Costura; Quantum; Não + Pêlo; Dr. Resolve. A Franchise Store,  primeira loja de Franquias do Brasil, apresentará no evento marcas como Griletto, Domino’s, Spoleto, Koni Store, Notebook Century, Empório Bijux, Yoggi, Samello, Aloha Eyewear, Fórmula Academia, Ad Life Style, Espaço Árabe, Animafest, Deny Tennis, Valmari, NetCallCenter, Nina Fiori, Andarella e Sorridents.
Crescimento por setor – Outro grande motivador do crescimento do franchising foi o ingresso dos bancos de investimento. Apenas em 2010 surgiram 212 novas redes de franquia no mercado.  Por trás desse número estão indústrias, que cada vez mais buscam operações de varejo; times de futebol apostam nesse nicho de mercado; e as inovações como as casas de frozen yogurt. Só em 2010 surgiram 14 novas redes com essa especialidade. A Yoggi é uma delas e também estará na feira em Cuiabá.
 Em faturamento, o segmento de franquia que mais cresceu em 2010 foi o de Alimentação (39,9%), seguido pelos setores de Acessórios Pessoais e Calçados (29,9%), Vestuário (29,0%), Móveis, Decoração e Presentes (27,4%) e Esporte, Saúde, Beleza e Lazer (20,0%). ‘Os setores que mais cresceram estão intimamente ligados ao aumento do poder de compra da população’, explica Ricardo Camargo.  Ainda segundo ele, o faturamento apresentado pelo segmento de Alimentação também teve influência do aumento de preços, que foram repassados aos consumidores.
O segmento Esporte, Saúde, Beleza e Lazer ocupa o quinto lugar no ranking de faturamento no setor de franquias. Em 2010, o faturamento foi de R$ 11.842 bilhões, contra R$ 9.867,em 2009, uma variação de 20,0%. De olho no tamanho desse mercado, o crescimento em termos de unidades foi surpreendente. A rede Home Angels,  por  exemplo,  abriu 44 unidades em 2010.  ‘Esse é outro  reflexo do crescimento  da  classe  C,  que  passou  a  utilizar produtos de beleza com mais frequência’, comenta o diretor executivo Ricardo Camargo.
Além de oferecer excelentes oportunidades de negócios, o EmpreendaMais MT vai contar com diversas palestras, cujo objetivo é trazer mais qualificação aos profissionais do varejo. Para Raúl Candeloro, diretor da Editora Quantum (revista VendaMais), a feira é ideal para quem busca abrir seu próprio negócio. “A expectativa é de que várias franquias nacionais estabeleçam contatos importantes para reforçar seus negócios em Cuiabá, aproveitando todo o potencial da região”, destaca Raúl.
O EmpreendaMais MT 2011 é uma realização do Sistema Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso- Fecomércio/Sesc e Senac-MT, através do Senac Varejo, em conjunto com a VendaMais, principal publicação de vendas e marketing do Brasil.
Informações: http://www.empreendamaismt.com.br

image

icone-facebookicone-twittericone-linkedin

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: