Rede de clínicas odontológicas quer abrir 50 unidades em 2012

O sócio – fundador da rede Ortodontic Center, Fernando Massi

A rede Ortodontic Center fechou o ano de 2011 com faturamento de R$ 25 milhões – um crescimento de 15% sobre o ano anterior – e 38 unidades. Para 2012, a intenção é inaugurar 50 novas franquias e ocupar territórios ainda não tão explorados pela marca, como os estados de São Paulo e Rio de Janeiro e a região Nordeste.

A primeira clínica foi fundada em 2002, na cidade de Londrina (PR), pelo dentista Fernando Massi e três colegas da faculdade. Os quatro tinham consultórios particulares e estavam insatisfeitos com os ganhos. Com um grande investimento na captação de clientes, os colegas atingiram em menos de um ano e meio cerca de 1.200 clientes.

Com o crescimento, foi preciso criar padrões para os procedimentos adotados na clínica. Uma consultoria ajudou a desenvolver um software exclusivo e um manual com toda a metodologia da empresa. Com essas padronizações, ficou mais fácil substituir colaboradores e garantir a mesma qualidade de atendimento.

Em 2005, surgiu uma oportunidade de expansão. Dois engenheiros, interessados pela lucratividade do negócio, queriam levá-lo para Florianópolis (SC). No mesmo período, um dentista quis levar a ideia para Presidente Prudente (SP). As duas unidades foram abertas dentro do sistema de franquia e deram certo. “Como já havíamos padronizado todos os procedimentos, foi mais fácil reproduzi-los quando aderimos ao franchising”, explica Massi. Desde então, a Ortodontic Center se expandiu principalmente pela região Sul do país. Hoje, a rede atende 15 mil pacientes por mês.

Novas franquias

A empresa recebe mensalmente cerca de 250 candidatos a franqueado. Para ser aceito, não é necessário ter formação em odontologia. Durante o processo seletivo, a empresa faz uma avaliação curricular (é necessário ter o ensino superior completo) e do perfil administrativo e uma batelada de testes de personalidade. Candidatos com experiência em gestão são mais valorizados.

Consultórios particulares em cidades com até 90 mil habitantes podem participar do Projeto Presence, que converte essas clínicas em franquias da marca Ortodontic Center.

Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: