Mulheres no comando das franquias

*Por Filomena Garcia

Do UOL, em São Paulo

Já faz algum tempo que as mulheres conquistaram o seu espaço no mercado de trabalho. Elas agora avançam no comando das empresas. Porém, apenas recentemente, estão descobrindo o mercado de franquias.

Na pesquisa anual que realizamos na Franchise Store sobre o perfil dos interessados em franquias, identificamos que 40% das unidades comercializadas hoje são administradas por mulheres. Há 5 anos, essa margem não passava dos 28%.

As franquias, de início, eram vistas pelo mercado predominantemente masculino também como uma alternativa de ocupação para as mulheres que não estavam inseridas no mercado de trabalho.

Em pouco tempo, porém, o franchising se revelou um terreno promissor para as mulheres de espírito empreendedor, cujas habilidades naturais de gestão, resolução de conflitos e atenção aos detalhes não estavam sendo utilizadas em sua totalidade.

Ao longo dos anos, as mulheres foram abandonando seus papéis de coadjuvantes na administração dos negócios – muitas vezes, de apenas auxiliar o marido – para serem protagonistas de muitas histórias de sucesso.

Claro que o perfil da mulher empreendedora também mudou. Vindas principalmente de áreas como vendas, recursos humanos e marketing, as empreendedoras de hoje chegam com um histórico profissional de sucesso na bagagem, buscando nas franquias uma alternativa de negócio rentável e consideravelmente mais seguro, para atingir sua independência.

Compreendem a vantagem de investir em uma marca já conhecida, operando um modelo de negócio que já foi testado e comprovado pelo mercado.

Boas gestoras e parceiras comprometidas

À frente de uma unidade franqueada, lidando diretamente com todos os detalhes e atuando, ora como motivadora da equipe de vendas, ora como administrativo ou gerencial, as mulheres têm demonstrado ótima capacidade de adaptação, organização e bom relacionamento com os funcionários.

E isso, aos olhos dos franqueadores, é ótimo, pois muitos descobriram dentre elas gestoras eficientes e parceiras comprometidas com o sucesso da rede. Por esse motivo, é cada vez mais frequente o número de franqueadas que possuem mais de uma unidade.

As mulheres que optam por ser proprietárias de uma unidade franqueada, por sua vez, destacam a possibilidade de administrar o próprio tempo como uma das maiores vantagens que o mercado de franquias oferece, pois assim conseguem estar mais perto da família.

Outra vantagem mencionada é o suporte, já que as redes de franquias disponibilizam as ferramentas que possibilitam a operação e a gestão do negócio, além do apoio na localização do ponto comercial.

A entrada da mulher no universo das franquias aquece e enriquece o mercado como um todo, pois além de trazer novas abordagens para a gestão do negócio, também possibilita o surgimento de grandes redes em segmentos característicos do universo feminino, como centros de estética, calçados e acessórios, cosméticos e lingerie.

*Filomena Garcia, sócia-diretora da Franchise Store, é especialista em marketing e atua há 20 anos nas áreas de negócios, varejo e Franchising. É co-autora dos livros “Franchising – Uma estratégia para expansão de negócios e “Marketing para Franquias”

Fonte: UOL

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: