Crie canais de vendas para chegar onde o consumidor está

*Por Filomena Garcia

Do UOL, em São Paulo

Muitos empreendedores começam os seus negócios com a preocupação de lucrar a curto prazo. De olho nos custos, encargos, estoque, manutenção e treinamento da equipe, eles muitas vezes não possuem uma estratégia clara para a expansão do negócio.

Quando uma empresa já está há algum tempo no mercado, com um número estável de clientes, se torna cada vez mais difícil continuar crescendo sem ampliar sua cobertura de mercado. Neste momento, a saída é diversificar sua atuação para atingir e conquistar novos clientes.

Oferecer novos canais de vendas para a comercialização do seu produto, ou serviço, é uma excelente estratégia para alcançar consumidores que possuem hábitos de compra diferentes daqueles que já conhecem a sua marca. Uma estratégia de canais bem estruturada permite que o cliente compre onde estiver e da forma que preferir, aumentando as suas oportunidades de venda.

Invista em distribuidores, e-commerce, representação comercial

Você pode, por exemplo, desenvolver um e-commerce para sua loja física. Ou oferecer o seu produto em lojas multimarcas nas regiões em que não seria tão vantajoso abrir uma loja própria.

Distribuidores, força de vendas própria, representantes comerciais, loja multimarcas, loja exclusiva, e-commerce, venda porta-a-porta, o leque de canais de venda para atender o cliente é grande.

Por isso, é imprescindível que você conheça a fundo o seu público alvo e estude os seus hábitos de compra, para definir qual o melhor mix de canais para a sua empresa. Deve-se levar em consideração, também, que cada canal possui uma logística própria com necessidades específicas de pré e pós-venda.

Para que seus canais funcionem em harmonia, como uma orquestra, é necessário adequá-los ao seu modelo de negócio, definindo políticas claras para cada um. Uma estratégia de canais bem afinada minimiza conflitos e aumenta a sua cobertura de mercado, conquistando novos clientes e fidelizando aqueles que sua empresa já possui.

Independentemente de quais sejam os canais escolhidos, procure disseminá-los com o DNA da sua marca, de modo que a experiência de consumo oferecida ao cliente em cada um deles seja consistente e coerente com os seus valores.

Bons negócios!

 

*Filomena Garcia, sócia-diretora da Franchise Store, é especialista em marketing e atua há 20 anos nas áreas de negócios, varejo e Franchising. É co-autora dos livros “Franchising – Uma estratégia para expansão de negócios e “Marketing para Franquias”

Fonte: UOL 

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