Feira da ABF mostra que franquia é opção para quem quer empreender

*Por Filomena Garcia

A ABF Franchising Expo 2012, realizada em junho em São Paulo, se firmou como a maior feira de franquias do mundo e comprovou o ótimo momento econômico pelo qual o setor passa. O número de visitantes superou as expectativas dos organizadores, com a marca de 61 mil pessoas ao longo dos quatro dias do evento.

O reflexo disso foi o aumento de 25% no interesse pelas marcas presentes no stand da Franchise Store, em relação à edição do ano passado. Esse aumento reafirma o crescimento do setor no primeiro trimestre de 2012, que foi de 14% em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com a ABF (Associação Brasileira de Franchising).

Mas essa é apenas uma pequena amostra do fôlego de um mercado que continuou a crescer mesmo nos momentos em que a economia apresentava desempenho baixo.

Quem foi à feira pôde encontrar opções de investimento nos mais variados segmentos da economia, além de conhecer melhor o funcionamento do sistema de franchising e sua importância para o desenvolvimento econômico do país.

Durante os atendimentos que realizamos, percebemos um aumento no real interesse em fechar negócio. Os candidatos queriam saber mais sobre o mercado de franchising e sobre como é administrar um negócio próprio com o respaldo de uma marca forte.

Muitos questionavam detalhes específicos da operação ou do modelo de negócio, demonstrando que haviam pesquisado antes de ir à feira. Conversamos também com pessoas que planejam operar um negócio daqui a um ou dois anos, após o amadurecimento da ideia e um estudo mais aprofundado sobre o segmento e o negócio desejado.

Esse cenário nos leva a concluir que o brasileiro está cada vez mais empreendedor e que está se preparando bastante para alcançar esse objetivo.

Logo, não haverá mais lugar para o amadorismo aventureiro de outros tempos. As franqueadoras que não tiverem uma excelente estrutura de suporte aos franqueados e uma gestão excepcional, dificilmente alcançarão o sucesso.

*Filomena Garcia, sócia-diretora da Franchise Store, é especialista em marketing e atua há 20 anos nas áreas de negócios, varejo e Franchising. É co-autora dos livros “Franchising – Uma estratégia para expansão de negócios e “Marketing para Franquias”

Fonte: UOL

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: