Quando as expectativas não condizem com a realidade

*Por Filomena Garcia

Nesses três anos e meio de existência da Franchise Store, atendemos mais de 8.000 candidatos interessados em exercitar sua veia empreendedora por meio da abertura de uma franquia. Em vez de começar um novo negócio, sozinhos e a partir do zero, esses novos empreendedores buscam a oportunidade de estar à frente de um negócio que já conta com o nome, a expertise e a aceitação de uma marca conhecida.

Um dos aspectos característicos do sistema de franquias é que, por se tratar de um modelo de negócio já testado e em operação no mercado, pode-se ter uma ideia bem mais clara do que esperar em relação aos resultados do negócio, devido ao histórico da rede.

Ainda assim, não há como garantir que esses resultados se efetivarão na nova unidade, pois eles dependerão muito do empenho e da habilidade do operador, além de contarem com a influência de fatores externos como particularidades regionais, variações da economia ou a escassez de pontos comerciais, para citar alguns exemplos.

Alguns candidatos, porém, chegam com uma expectativa muito além da realidade. Seja por puro desconhecimento do mercado, ou por acreditarem que o seu próprio histórico profissional alavancará o resultado do empreendimento a patamares mais elevados.

E esse não é um fenômeno restrito ao sistema de franquias. Um negócio de qualquer tipo, aberto com expectativas irreais, tem maior risco de fracasso ou insatisfação por parte do empreendedor.

Saiba o que esperar do seu empreendimento

Ao iniciar um novo projeto, independentemente da área de atuação, é importante estar consciente sobre o que esse novo empreendimento pode proporcionar em termos de faturamento, lucro, tempo dedicado ao negócio e previsão de retorno do dinheiro investido.

O passo seguinte é comparar esses dados com suas próprias expectativas em relação ao investimento. Não se iluda. Se as perspectivas não baterem, procure outro modelo de negócio que seja mais próximo do que você espera ou reavalie suas expectativas.

A paixão pelo negócio escolhido é vital, mas não substitui o estudo do mercado e da concorrência e o provisionamento dos investimentos programados a curto, médio e longo prazos.

Empreender é mais do que um trabalho, é um propósito de vida. Acreditar é fundamental, mas ter os pés no chão para tomar decisões mais certeiras é o que pode determinar o sucesso durante a jornada.

*Filomena Garcia, sócia-diretora da Franchise Store, é especialista em marketing e atua há 20 anos nas áreas de negócios, varejo e Franchising. É co-autora dos livros “Franchising – Uma estratégia para expansão de negócios e “Marketing para Franquias”

Fonte: UOL

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