Saiba como reduzir os riscos na abertura da sua empresa

*Por Filomena Garcia

O empreendedor, em sua essência, é um sonhador que busca tornar real uma ideia transformadora, visando quebrar conceitos pré-estabelecidos e oferecer novos ares a um ambiente carente de inovação. A curiosidade, a obstinação, a criatividade, a proatividade e o otimismo são características que precisam fazer parte da vida de executivos com esse perfil.

Apesar de tudo isso, ao decidir levar qualquer projeto adiante, um bom empreendedor deve partir do pressuposto que empreender é correr riscos, independentemente da área em que irá atuar. Não existe negócio que seja cem por cento seguro. O grande desafio do empreendedor é conhecer os riscos ligados a cada modelo de negócio e procurar minimizá-los. Veja algumas dicas.

Descubra e entenda os riscos ligados ao seu negócio

Seu empreendimento é algo que já existe no mercado? Então vá a campo reunir informações sobre ele. Converse com quem atua ou já atuou na área e procure obter dados concretos sobre o mercado e o potencial do negócio. Conhecendo previamente os desafios você pode se preparar melhor para enfrentá-los.

Nesses casos, investir em uma franquia pode se tornar uma boa opção, pois ela oferece ao empreendedor um modelo de negócio já formatado e testado. Por esse motivo, é possível trabalhar com margens de risco que reflitam a realidade do mercado.

O seu negócio é uma novidade? Essa pode ser uma ótima oportunidade de abocanhar uma fatia inexplorada do mercado. Por outro lado, a falta de dados reais para balizar o desenvolvimento do negócio aumenta o risco do empreendimento.

Para reduzir a sua margem de erro, você pode procurar em outros segmentos do mercado modelos de negócios que tenham características semelhantes ao seu, ou ao menos mais afinidades, para utilizar como base.

Assumir riscos independente da sua magnitude, é uma parte obrigatória do percurso entre a sua ideia e a materialização do seu negócio. Procure identificar o seu perfil de investidor, considerando friamente o quanto está disposto a arriscar e avaliando o quanto isso pode impactar na sua vida a longo prazo.

Se você consegue identificar os riscos ligados ao seu negócio e está pronto para assumi-los, muito provavelmente, você estará maduro para transformar em realidade seu empreendimento.

*Filomena Garcia, sócia-diretora da Franchise Store, é especialista em marketing e atua há 20 anos nas áreas de negócios, varejo e Franchising. É co-autora dos livros “Franchising – Uma estratégia para expansão de negócios” e “Marketing para Franquias”

Fonte: UOL

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