Empreender pelos motivos certos ajuda a chegar ao sucesso

*Por Filomena Garcia

Muitas pessoas têm curiosidade em saber como um negócio de sucesso começou, ainda mais se a história for contada pelo próprio empreendedor ao vivo e a cores. O que de fato está por trás desse interesse é muito mais do que mera curiosidade. É a busca, através de exemplos, da inspiração para começar o seu próprio negócio e da coragem para dar de fato o primeiro passo e poder mudar sua realidade.

Isso tudo é valido, e com toda certeza ajuda o empreendedor a aprender algumas lições baseadas nas experiências de terceiros e evitar alguns erros comuns ao longo do caminho. Mas você já viu alguma criança responder “empreendedor” quando alguém pergunta o que ela quer ser quando crescer?

O que mais chama atenção na história da maioria dos empresários de sucesso é que eles não começaram com o objetivo específico de serem “empreendedores” e de terem seu próprio negócio.

Eles acreditaram que poderiam fazer diferente, que poderiam trazer algum novo valor agregado a algo que já existia ou incluir um de seus próprios valores pessoais no negócio, conseguindo resultados diferentes. E não por serem gênios, mas por terem uma crença e atuarem de acordo com ela.

Ou seja, sucesso, status e dinheiro não deveriam ser os principais motivos para se abrir um negócio. Eles são a consequência e a recompensa daqueles empreendedores que, antes de tudo, buscaram o prazer de construir um negócio no qual eles realmente acreditavam. Um negócio em que eles pudessem fazer melhor, diferente ou com maior relevância.

Existem infinitas razões para se empreender, mas o que importa é compreender se a “essência” da sua motivação faz parte dos motivos certos. Você já fez uma reflexão sobre os reais motivos que o estão levando a abrir seu próprio negócio? Talvez eles não estejam errados, apenas na ordem invertida.

 

*Filomena Garcia, sócia-diretora da Franchise Store, é especialista em marketing e atua há 20 anos nas áreas de negócios, varejo e Franchising. É co-autora dos livros “Franchising – Uma estratégia para expansão de negócios e “Marketing para Franquias”

Fonte: UOL

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: