Saiba avaliar o melhor momento para empreeender

*Por Filomena Garcia

Para quem busca uma resposta a essa pergunta, a notícia ruim é que não existe uma “receita de bolo” a ser seguida. Por outro lado, a notícia boa é que essa resposta pode estar muito próxima de você.

Algumas pessoas insistem em querer definir o “momento ideal para se empreender” por meio de fatores externos: situação da economia, mercado de trabalho, crescimento de algum segmento, informações de mercado, entre outros.

A verdade é que sempre teremos motivos de sobra para olharmos essas informações e tomarmos a decisão de empreender com base em nossa leitura desses dados. A grande questão é que essa interpretação pode acabar sendo muito subjetiva.

Por exemplo, um otimista pode olhar os resultados positivos de um determinado mercado e concluir que, exatamente por isso, é uma boa oportunidade para investir e empreender. Em contrapartida, outro empreendedor pode olhar esses mesmos dados e concluir que, como outros também estão olhando para isso, esse será um mercado muito competitivo e com pouca chance para se conseguir alguma diferenciação.

A resposta sobre o melhor momento para empreender se encontra mais dentro do que fora do empreendedor. É uma decisão pessoal de acreditar, de agrupar as suas ideias, suas habilidades técnicas e comportamentais e confrontá-las com o seu momento atual de vida.

A partir deste cruzamento, você poderá descobrir que precisa aprimorar algumas habilidades técnicas específicas para o negócio que você pretende abrir, por exemplo. Ou que, apesar de estar habilitado do ponto de vista técnico e de atitude, você não está no seu melhor momento, pois tem outras prioridades pessoais de realização ou mesmo prioridades ligada à família.

Saber que a responsabilidade é totalmente sua não torna mais fácil a decisão de iniciar um empreendimento. Mas pode ser o empurrão que faltava para quem só estava esperando um sinal externo para começar.

*Filomena Garcia, sócia-diretora da Franchise Store, é especialista em marketing e atua há 20 anos nas áreas de negócios, varejo e Franchising. É co-autora dos livros “Franchising – Uma estratégia para expansão de negócios e “Marketing para Franquias”

Fonte: UOL

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