Conheça ingredientes essenciais de marketing para redes de franquias

*Por Filomena Garcia

Nesta coluna, já falei sobre as boas práticas no uso da verba de marketing de sua empresa. Desde então, percebi que muitos empresários, independentemente do ramo de atuação, têm dúvidas sobre como desenvolver uma linha de marketing que seja eficiente e, ao mesmo tempo, atenda às necessidades da rede.

Como uma das funções do marketing é superar desafios, eu diria que responder a essa questão seja o maior deles, pois a partir daí a direção ficará mais clara e toda a rede trabalhará  “com” e não “para” o marketing .

O marketing em uma rede de franquias precisa envolver seus franqueados no processo de desenvolvimento, que terá como produto final as ações e campanhas da marca e da rede. O  grande desafio que temos em uma rede de franquia é atender as necessidades regionais, sem com isso perder a essência, a “promessa” que toda marca se propõe a realizar.

Não é como em uma receita de bolo, para a qual existe uma fórmula única a ser seguida. Aqui os ingredientes são adicionados conforme o paladar, podendo ser inseridos ou não, em maior ou menor quantidade.

Comunicação com franqueados é a chave

O   primeiro ingrediente é criar canais de comunicação com a própria rede, seja comitês de marketing, intranet, pesquisas periódicas, encontros regionais, entre outros. Criado esses canais, vamos ao segundo ingrediente que é dar relevância e prioridade no que diz respeito à participação efetiva entre  franqueados e equipe da franqueadora.

O terceiro é munir a rede de conceitos sobre os caminhos que se está pretendendo tomar e os motivos pelos quais os mesmos gerarão mais resultados a todos.

O último e talvez o ingrediente mais importante é pensar em uma estratégia em que os investimentos de marketing possam ter uma  parcela direcionada para ações locais, onde de fato o franqueado possa “incrementar” uma ação nacional e com isso obter  mais  e melhores resultados.

Portanto, o papel do franqueado em uma rede de franquia pode e deve fazer toda a diferença no marketing, transformando uma simples ação, uma nova campanha da marca ou o lançamento de um produto ou serviço em um evento único e de sucesso.


*Filomena Garcia, sócia-diretora da Franchise Store, é especialista em marketing e atua há 20 anos nas áreas de negócios, varejo e Franchising. É co-autora dos livros “Franchising – Uma estratégia para expansão de negócios e “Marketing para Franquias”

Fonte: UOL

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