Veja 5 dicas para empreender na área de moda

*Por Filomena Garcia

De acordo com dados apresentados pela Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) a cadeia têxtil movimentou US$ 67 bilhões em 2011, e a expectativa é que neste ano o número seja superado. No mercado de franquias, isso se reflete no crescimento que os segmentos de vestuário, acessórios e calçados tem apresentado.

Grandes marcas do setor, que antes só cresciam com lojas próprias, abrem sua expansão por meio de franquia, oferecendo uma ótima oportunidade para que empreendedores com afinidade com essa área possam dar seus primeiros passos como donos de um negócio próprio.

Esse tem sido o caminho escolhido por muitos executivos que buscam seu “plano B”  com menos risco, procurando modelos de negócios que já foram testados e que ofereçam suporte na abertura e na gestão do dia a dia.

Mas é preciso atenção ao entrar nesse mercado, pois existem alguns detalhes que são fundamentais para que a operação de loja no segmento de moda ganhe destaque e tenha sucesso. Confira a seguir:

Defina claramente as coleções

De modo geral, as marcas de vestuário e calçados trabalham com quatro lançamentos de coleções ao ano, mas é importante ter definido um calendário de quando cada uma delas deverá estar no ponto de venda, pois chegar depois dos seus concorrentes pode significar perda de vendas e de clientes que terão oportunidade de conhecer e consumir outra marca.

As coleções são pensadas e criadas normalmente com um ano de antecedência para acompanharem a estação.

Fique antenado com os temas ligado a moda

É importante que o empreendedor que queira atuar neste segmento esteja diariamente buscando informações sobre as principais tendências e estilos que estão em voga. Mesmo que o empreendedor não seja estilista ou não possua conhecimento técnico, é fundamental que se interesse por esse assunto e seja um ótimo conhecedor de marcas e seus diferenciais.

Saiba comprar bem

Saber comprar é muito mais do que somente fazer gestão de estoque, o que também será necessário. É preciso estar atento para acertar nas peças da coleção que terão mais aderência em sua região. No Brasil, temos não só diferenças climáticas de regiões, como também hábitos de consumo característicos de cada cidade, ou até mesmo, dentro de uma mesma cidade.

Uma dica interessante que muitos empreendedores acabam seguindo é ter mais de uma loja ao longo do tempo, como forma de maximizar seu estoque entre as unidades e consequentemente melhorar seu resultado.

Crie uma rede de relacionamentos

Estar presente nos principais eventos sociais e de moda da sua cidade é um fator relevante para quem pensa em empreender nesta área. Tem que se fazer presente e ser lembrado. Principalmente em cidades menores, onde esses laços são facilitados e valorizados.

Participar ativamente nas mídias sociais dando opiniões e dicas de estilo para o seu público alvo, seguir os principais blogs sobre o assunto, participar e criar desfiles em parceria com outras marcas são algumas ações que podem ampliar suas possibilidades de crescimento e referência.

Avalie seu perfil empreendedor

Pode parecer básico falar sobre esse tema. No entanto, ter o perfil adequado para o tipo de empreendimento escolhido se torna cada vez mais fundamental para o sucesso de qualquer negócio.

Pense nas suas afinidades. Veja se seria fácil praticar as dicas dadas ou seria um esforço muito grande implementá-las na sua rotina. Esse é um sinal importante de identificação e pode indicar se o investimento vale a pena, ou se é melhor buscar um outro segmento no qual as suas potencialidades serão mais necessárias e valorizadas.

Lembre-se, o empreendedor sempre poderá fazer um esforço para melhorar seus pontos fracos na hora de empreender, mas é potencializando seus pontos pontos fortes que se faz a diferença.

 

*Filomena Garcia, sócia-diretora da Franchise Store, é especialista em marketing e atua há 20 anos nas áreas de negócios, varejo e Franchising. É co-autora dos livros “Franchising – Uma estratégia para expansão de negócios e “Marketing para Franquias”

 

Fonte: UOL

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