Marcas nordestinas querem disputar clientes do sudeste

Mesmo com um mercado em que a concorrência é acirrada devido ao grande número de players no varejo, além da falta e até o encarecimento dos pontos comerciais, várias empresas fundadas em regiões como o nordeste, por exemplo, têm procurado São Paulo para expandir operações.

O que faz esse empresário apostar nas grandes capitais, como a paulista e a carioca, é o hábito de consumo dos moradores dessas regiões, conforme explicou Filomena Garcia, sócia-diretora da Franchise Store – empresa especializada na comercialização de bandeiras para operação no sistema de franquia.

“Há uma tendência migratória: marcas de fora de São Paulo planejam expansão para a capital, ou, pelo menos, para os arredores. Os hábitos de consumo de uma cidade da Grande São Paulo são muito parecidos com os da capital paulista e precisam ser entendidos por uma marca do nordeste do País, por exemplo”, diz.

Iniciativas

Para aproveitar o potencial de consumo elevado que essas regiões do sul e do sudeste têm apresentado, impulsionados também pela classe C, a rede cearense Zarkha – que comercializa sapatos masculinos e femininos – pretende ter, em 2013, ao menos 12 novas lojas em operação, divididas entre: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre e Distrito Federal.

Carlos Vanley, fundador da grife, disse, em entrevista ao DCI, que a meta é aproveitar a experiência anterior de já ter sido um franqueado de outras marcas, para assim obter maior visibilidade da rede que criou em 2001. “Toda a experiência do passado me deixou mais preparado para expandir a Zarkha para fora de Fortaleza”, enfatizou Vanley.

Atualmente, a grife possui duas lojas próprias localizadas em shoppings de Fortaleza. Segundo empresário, no ano passado a empresa faturou R$ 2,4 milhões.

A expectativa do empresário é ampliar o número de pares de sapatos comercializados mensalmente de 1.200 para 7.000 e atingir no próximo ano o faturamento de R$ 2,7 milhões.
Outra bandeira que também está de olho na Região Sudeste é a baiana Use Shoes. Há dez anos no mercado regional, a empresa quer pegar uma fatia da rentabilidade da região para fechar 2013 com 10 novos espaços.

Fonte: DCI

Para ler a matéria na íntegra, clique aqui.

Para saber mais informações sobre a Zarkha, clique aqui.

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