2012 é o ano do empreendedorismo para mulheres e jovens

*Por Filomena Garcia

O ano de 2012 se mostrou bastante favorável para o empreendedorismo. A expectativa de crescimento no segmento de franquias deverá ser superada, ficando acima de 15%. E esse crescimento foi benéfico não apenas para a economia, mas para o empreendedor, que pode contar com  modelos novos de negócio para investir.

Esse crescimento refletiu não apenas no aumento de novas lojas em funcionamento, ou no aumento de faturamento. Isso também refletiu de forma positiva para o consumidor, já que agora ele pode contar com uma gama maior de produtos e serviços, além de encontrar sua loja preferida em lugares que até então eram inimagináveis de serem ocupados pelo comércio.

Outra mudança significativa que ocorreu neste ano foi a transformação do perfil do investidor. Em quatro anos na direção da Franchise Store (consultoria de negócios na área de franquias), esta foi a primeira vez que presenciei uma mudança tão expressiva em um curto período de tempo.

O ano de 2012 presenciou o aumento de  mulheres e jovens empreendedores. Até então, a maioria dos empreendedores eram homens acima dos 40 anos. Essa mudança nos apresenta uma nova realidade do que podemos esperar do futuro quando falamos sobre empreendedorismo.

Mulheres e jovens mostraram que graças ao bom momento econômico e às oportunidades geradas por diversos modelos de negócios, a hora de empreender pode ser agora.

Com a chegada do final do ano, as pessoas começam a projetar as resoluções para novo período que está por vir, que podem mudar a sua vida tanto no campo pessoal quanto no profissional, como se matricular em um curso, ou fazer uma atividade física.

Após observar um 2012 tão otimista para a realização de negócios, muitas pessoas, que até então tinham o empreendedorismo como uma realidade distante, começam a enxergar uma nova possibilidade para mudar de vida e entrar em um mercado que apresenta um futuro promissor.

E, se olharmos para o mercado de franquias, a expectativa para o futuro é promissor. Este ano vimos que diversos empreendedores lançaram novas marcas e conceito de negócios, o que possibilita que o novo empreendedor possa escolher entre diversas opções de investimento, que atendam a sua expectativa e estejam alinhadas com o seu perfil, e ingressar em uma rede.

E esse é um dos conceitos mais interessantes do modelo do franchising, pois ele possibilita a ampliação do universo do empreendedorismo. Atualmente existem mais de 2 mil oportunidades de negócios disponíveis em todo o Brasil para quem deseja empreender e ser dono de um negócio.

Após avaliar a ótima performance que o ano de 2012 apresentou para os empreendedores e tudo o que está por vir, será que 2013 não é o seu ano de empreender?

Filomena_Garcia*Filomena Garcia, sócia-diretora da Franchise Store, é especialista em marketing e atua há 20 anos nas áreas de negócios, varejo e Franchising. É co-autora dos livros “Franchising – Uma estratégia para expansão de negócios e “Marketing para Franquias”

Fonte: UOL

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: