Cuidados com a rede garantem sucesso da expansão da marca

*Por Filomena Garcia

Em um artigo anterior, mencionei sobre a expansão por meio do franchising para o aumento da ocupação de mercado pela marca e seu posicionamento à frente da concorrência. Porém, ao expandir a rede pelo modelo de franquias, o empreendedor precisa ter certeza que o modelo do negócio está sendo replicado de maneira fiel ao original.

Enquanto a rede conta com três ou quatro unidades, o empreendedor consegue saber por conta própria o que acontece com cada uma delas e se todas oferecem a qualidade no atendimento que o consumidor da marca espera. Mas e quando a expansão da rede compreende dez, 15 unidades?

Muitas marcas de varejo contam com o apoio de um supervisor de loja, que é responsável por acompanhar a execução das tarefas e dar “feedback” (retorno) aos funcionários, organizar o planejamento de compras e análise de mercado varejista, estoque, coleção e aceitação do cliente. No universo do franchising, essas funções são exercidas pelo consultor de campo.

O consultor de campo é figura fundamental para a rede, já que o franchising parte da premissa que o DNA da marca deve ser utilizado por outra pessoa, o franqueado, e levado para regiões onde o empreendedor talvez não conseguisse chegar sozinho. A consultoria de campo é um dos principais canais de comunicação das estratégias e ações da franqueadora para a rede franqueada e vice versa.

O trabalho do consultor consiste principalmente em realizar visitas as unidades franqueadas, conferindo se o know-how está sendo aplicado e se a ponta, no caso a franquia, entrega para o consumidor a promessa da marca através dos seus serviços e produtos.

É de extrema importância que o consultor de campo esteja alinhado com a sua marca e com seu modelo de negócio, para que ele possa sanar as dúvidas do franqueado com precisão e, quando necessário, apontar durante a visita, quais pontos devem ser melhorados, já que o crescimento saudável da rede depende do bom funcionamento das unidades já existentes.

Ao realizar a visita, o consultor pode auxiliar o franqueado a montar um plano de negócios e orientá-lo quanto a melhorias na gestão da unidade e no incremento de vendas.

É imprescindível que o consultor alie conhecimento, habilidade e atitudes. Conhecimento sobre a marca, mercado de atuação e concorrência; habilidades como marketing, desenvolvimento de pessoas, legislação, comercial e financeiro; atitude para passar o feedback da visita para o franqueado, independentemente de o resultado ser positivo ou negativo.

Uma equipe qualificada de consultores de campo ou de negócios, como também é conhecido, é fundamental para que uma rede de franquias possa crescer de forma estruturada, oferecendo continuamente um ótimo suporte para seus franqueados.

 

Filomena_Garcia*Filomena Garcia, sócia-diretora da Franchise Store, é especialista em marketing e atua há 20 anos nas áreas de negócios, varejo e Franchising. É co-autora dos livros “Franchising – Uma estratégia para expansão de negócios e “Marketing para Franquias”

 

Fonte: UOL

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