Franquias de bijuterias têm investimento de R$ 60 mil a R$ 320 mil; veja opções

As redes de franquias de bijuterias encontram um mercado amplo, para um público diversificado com produtos clássicos ou mais joviais. Os modelos de negócios variam. Vão desde quiosques a lojas de rua e em shopping centers. E o investimento inicial para abrir uma unidade franqueada é a partir de R$ 60 mil.

Uma pesquisa da Franchise Store feita com 24 mil investidores em 2011 aponta que o segmento de acessórios, que inclui bijuterias e calçados, foi o terceiro mais procurado. De 2006 a 2011, o faturamento do segmento cresceu 271%, segundo a ABF (Associação Brasileira de Franchising).

Para abrir um negócio no formato loja, há opções de R$ 260 mil, como a marca Nina Fiori; e R$ 320 mil, como a Empório Bijux.

Unidades começam a se especializar em produtos

Filomena Garcia, sócia-diretora da Franchise Store, diz que o mercado de moda, em geral, tem crescido no Brasil, o que favorece as franquias de bijuterias. “Está havendo a entrada de novas marcas e novos modelos negócios. Inclusive, já há uma tendência a ramificação, com redes especializadas em anéis ou em presilhas, por exemplo.”

Para os interessados em ter uma franquia do segmento, ela diz que dedicação e afinidade com a área é fundamental. “O dono tem que estar presente no ponto de venda, mesmo que seja uma marca famosa. Isso motiva a equipe e pode agilizar decisões junto ao consumidor final”, declara.

Pesquisar o franqueador, ver sua experiência no varejo e o suporte que oferece aos franqueados também são ações úteis na hora de escolher a franquia. Optar por uma rede que ofereça treinamentos contínuos e faça um trabalho de marketing pode ajudar no sucesso do negócio, inclusive em momentos de baixa do mercado, segundo Garcia.

“O franqueador tem que estar antenado nas tendências de moda nacionais e internacionais. Se a marca estiver bem posicionada junto ao seu público, seu produto não será considerado supérfluo. Oferecer programas de fidelização e estar na vanguarda do segmento também ajuda a enfrentar as horas de dificuldade do mercado”, afirma.

Para ler a matéria na íntegra, clique aqui.

Fonte: UOL

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