2013 promete ser um bom ano para empreender

*Por Filomena Garcia

Em um artigo anterior abordei as significativas mudanças que aconteceram em 2012 no mundo do empreendedorismo, como o início da mudança do perfil dos empreendedores, o lançamento de novas marcas e conceito de negócios. Mas, e para 2013? Quais são as perspectivas para o ano que está por vir?

Acredito que quem desenvolver sua veia empreendedora em 2013 terá um ótimo ano. Com a proximidade de eventos de âmbito internacional que acontecerão no Brasil, como a Copa das Confederações em 2013, a Copa do Mundo em 2014 e as Olimpíadas de 2016, o que não vai faltar é oportunidade de investimento em diversos setores.

Impulsionados por esses eventos, os segmentos do franchising que deverão crescer com importante destaque em 2013 serão principalmente os setores de alimentação, serviços, saúde e beleza, esse último devido à busca do brasileiro pela longevidade com saúde.

Mas, caso o empreendedor não tenha perfil para operar em uma dessas áreas, outros segmentos que prometem se destacar no próximo ano são construção, hotelaria, entretenimento, mobilidade, comunicação, logística e educação.

Marcas internacionais investem no país

Outro ponto que podemos ressaltar é o investimento de marcas internacionais no país. Devido ao ótimo momento econômico que o Brasil atravessa, várias marcas estrangeiras apostam na abertura de unidades em território nacional para a expansão da rede. Este ano já pudemos observar um aumento de marcas internacionais no país, em relação a 2011.

Em 2013, o interesse de empresários por realizar negócios no Brasil só tende a aumentar. Além do bom momento econômico que o Brasil apresenta, outro atrativo para as marcas estrangeiras apostarem no país é a excelente capacidade do empreendedor brasileiro de execução, de desenvolver novas oportunidades e de administrar grandes negócios.

E essa capacidade de administrar e gerir um negócio vem dessa transformação do perfil do empreendedor. Este ano observamos que o empreendedor que vem sendo atraído pelo franchising não está em busca somente de ter um único negócio próprio, mas sim  de poder investir e crescer com várias unidades de uma mesma marca, e para isso, esse novo empresário agrega toda a sua expertise desenvolvida como executivo em marketing, finanças e gestão de pessoas, ampliando assim suas possibilidades de sucesso.

Mulheres e jovens aumentam participação nos negócios

Outra mudança no perfil do empreendedor que impactou de forma positiva o mercado em 2012 foi o aumento de mulheres e jovens apostando em suas capacidades e investindo cada vez mais em franquias. E em 2013 a perspectiva é que esse novos empreendedores estejam cada vez mais presentes a frente dos negócios.

No final de dezembro, costumamos fazer nossas resoluções para o ano que está por vir, tanto no campo profissional quanto pessoal. Após uma reflexão, quem sabe 2013 não será somente um ótimo ano para o empreendedorismo no Brasil, mas para você  empreender também!

Desejo ótimas festas a todos e um ano de 2013 com muito empreendedorismo na veia!

Filomena_Garcia

*Filomena Garcia, sócia-diretora da Franchise Store, é especialista em marketing e atua há 20 anos nas áreas de negócios, varejo e Franchising. É co-autora dos livros “Franchising – Uma estratégia para expansão de negócios e “Marketing para Franquias”

Fonte: UOL

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: